Rosa Weber cobra explicações do Ministério da Saúde sobre nota negacionista antivacina

A ministra Rosa Weber, do STF, deu 5 dias para o secretário Hélio Angotti Neto dar explicações sobre portaria que questiona vacinas e defende cloroquina

Rosa Weber (Foto: Divulgação/STF)
Escrito en POLÍTICA el

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pedir explicações ao Ministério da Saúde pela publicação de nota técnica negacionista que defende o uso de hidroxicloroquina contra a Covid-19 e questiona a eficácia das vacinas contra a doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2.

A decisão proferida nesta quarta por Rosa Weber dá prosseguimento a uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra nota produzida para confrontar as diretrizes científicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e agradar as teses negacionistas de Jair Bolsonaro (PL). O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, terá que dar explicações sobre a publicação em um prazo de 5 dias.

A nota técnica mentirosa  afirma que o uso de hidroxicloroquina para o combate à Covid-19 é eficiente e apresenta segurança, enquanto as vacinas, que previnem formas graves da doença, não teriam a eficácia desejada e seriam inseguras para quem faz uso delas. Angotti ignorou parecer da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ao publicar a diretriz.

A Rede pediu a suspensão da nota e o afastamento de Angotti.

PT quer que Congresso anule portarias

bancada do PT na Câmara elaborou uma Proposta de Decreto Legislativo (PDL) que visa anular as notas técnicas negacionistas do Ministério da Saúde. O líder do PT, Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou à Fórum que a anulação é importante porque “atos governamentais emitidos nesses termos geram efeitos concretos” na população.

Lopes destaca que a decisão abre caminho para a prescrição de “medicações comprovadamente ineficazes baseada nos atos do ministério ou mesmo a suspensão da vacinação em alguns municípios e em alguns estados da federação que utilizem as razões” dos atos a serem impugnados.

O líder do PT ressalta que um dos pontos mais sérios da nota técnica do Ministério da Saúde é o que afirma haver “insegurança das vacinas (o que contraria absolutamente todo o arcabouço científico nacional e internacional existente) e que extrapola a autorização normativa vigente, devendo ter seus efeitos anulados”.

Angotti pode ser convocado no Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou na segunda-feira (24) um requerimento para que Hélio Angotti Neto, seja convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Direitos Humanos do Senado sobre nota técnica negacionista que recomenda cloroquina no tratamento contra a Covid-19 e questiona a efetividade e segurança das vacinas.