Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de abril de 2018, 19h38

Rosa Weber vota contra habeas corpus a Lula

Com seu voto, placar do julgamento fica 4X1 e rejeição do HC de Lula se torna o resultado mais provável. Acompanhe ao vivo

Apesar de pessoalmente se posicionar contra a prisão antes do término do trânsito em julgado, a ministra Rosa Weber, cujo voto era considerado decisivo no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu na sessão desta quarta-feira (4) manter a colegialidade e votar com o relator, ministro Edson Fachin, contra a concessão do HC.

Em sua fala, Rosa deu a entender que votaria de forma diferente se estivesse julgando não o HC, mas as Ações Diretas de Constitucionalidade (ACDs), que poderiam rever mérito da prisão em 2ª instância. Como o mérito do julgamento é do habeas corpus, ela seguiu o entendimento da Corte que é aplicado desde 2016, por “respeito à jurisprudência”.

Com seu voto, o placar fica 4X1 – somente Gilmar Mendes votou a favor do HC até agora – e o resultado mais provável é o da rejeição da concessão do habeas corpus ao petista.  Se o resultado se confirmar, o juiz Sérgio Moro poderá expedir mandado de prisão contra o ex-presidente e a pena pode ser aplicada em poucos dias.

Após o voto de Rosa Weber, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, determinou um intervalo de 30 minutos.

Acompanhe o julgamento ao vivo aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum