Russomanno foi condenado em ao menos três ações por humilhar trabalhadores na TV

Autores das denúncias dizem que foram xingados nas redes após aparecerem no programa e que carreiras sofreram danos. Um deles foi demitido por causa do episódio

Celso Russomanno (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Candidato de Jair Bolsonaro à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos) foi condenado em ao menos três ações nos últimos três anos por humilhar trabalhadores no "Patrulha do Consumidor", programa que apresenta na TV Record. Autores das denúncias dizem que foram xingados nas redes sociais após aparecerem no programa e que reputações profissionais sofreram danos.

Além destas, outras duas condenações ainda serão discutidas em segunda instância. Na Justiça de São Paulo, há outros cinco pedidos de indenização pendentes, mas dois deles já foram negados em primeiro grau. O levantamento foi feito em reportagem da Folha de S.Paulo.

Em uma das ações, a Record foi obrigada a pagar no ano passado mais de R$ 30 mil de indenização a um ex-funcionário das lojas Telhanorte. O homem diz ter sido humilhado pelo apresentador em rede nacional e ainda foi demitido por causa do episódio.

Juízes que condenaram Russomanno e a emissora condenam a abordagem abusiva do apresentador. "Produção de matéria televisiva de cunho sensacionalista" e exposição "a fim de garantir os índices de audiência a qualquer preço" são algumas das expressões usadas pelos magistrados.

Um dos casos de humilhação famosos é o de Cleide Cruz, ex-caixa de supermercado de uma das unidades do supermercado Dia na Zona Leste da capital paulista. As imagens foram gravadas em 2005, quando Russomanno era deputado estadual. Na loja, ele reivindicava o direito do consumidor de comprar apenas a quantidade de produtos que atendesse sua necessidade.

Para isso, o deputado abriu pacotes de produtos como papel toalha e caixa de fósforos, que continham mais de uma unidade de cada produto, para poder comprar as unidades separadamente, fazendo ameaças de prender a funcionária da loja e chamar a polícia.

A Polícia Militar, inclusive, chegou a ir até o local, mas a situação já havia sido “resolvida”.

Cleide Cruz recebeu nesta sexta-feira (23) uma visita de Guilherme Boulos (PSOL), que está tecnicamente empatado em segundo lugar com o candidato de Jair Bolsonaro na disputa pela prefeitura de São Paulo.