O que o brasileiro pensa?
02 de julho de 2020, 08h21

Saiba quem são os agentes do FBI parceiros de Deltan Dallagnol na Lava Jato

Ao menos 12 agentes do FBI atuaram na investigação de casos da Lava Jato com a Polícia Federal e procuradores

George “Ren” McEachern, ex-agente do FBI (Reprodução)

Reportagem do site The Intercept, em parceira com a Agência Pública, divulgada nesta quarta-feira (1º) sobre conversas obtidas pela Vaza Jato revelam que ao menos 12 agentes do FBI, bureau estadunidense de investigação, atuaram com a Lava Jato no Brasil.

De acordo com a reportagem, as investigações em conjunto se tornaram símbolo de “parceria bem sucedida” para ambas as partes e levaram à promoção diversos desses agentes americanos.

Uum dos maiores defensores da cooperação entre Estados Unidos e Brasil era George “Ren” McEachern, ex-chefe da Unidade de Corrupção Internacional do FBI até dezembro de 2017 e responsável por supervisionar as investigações da Lava Jato em nome do Departamento de Justiça americano.

McEachern chegou a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em fevereiro de 2018 sob o título “Curitiba mandou a mensagem de que o Brasil está ficando limpo”.

Outros agentes que colaboraram com a Lava Jato são quase anônimos, de acordo com a reportagem. Um deles, por exemplo, é Jeff Pfeiffer, que acompanhou McEachern em viagem ao Brasil para negociar com delatores da Lava Jato. Outros agentes que participaram da cooperação são Steve Moore e David F. Williams.

Confira a lista completa na reportagem da Agência Pública.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum