Saiba quem são os agentes do FBI parceiros de Deltan Dallagnol na Lava Jato

Ao menos 12 agentes do FBI atuaram na investigação de casos da Lava Jato com a Polícia Federal e procuradores

George “Ren” McEachern, ex-agente do FBI (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Reportagem do site The Intercept, em parceira com a Agência Pública, divulgada nesta quarta-feira (1º) sobre conversas obtidas pela Vaza Jato revelam que ao menos 12 agentes do FBI, bureau estadunidense de investigação, atuaram com a Lava Jato no Brasil.

De acordo com a reportagem, as investigações em conjunto se tornaram símbolo de "parceria bem sucedida" para ambas as partes e levaram à promoção diversos desses agentes americanos.

Uum dos maiores defensores da cooperação entre Estados Unidos e Brasil era George “Ren” McEachern, ex-chefe da Unidade de Corrupção Internacional do FBI até dezembro de 2017 e responsável por supervisionar as investigações da Lava Jato em nome do Departamento de Justiça americano.

McEachern chegou a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em fevereiro de 2018 sob o título “Curitiba mandou a mensagem de que o Brasil está ficando limpo”.

Outros agentes que colaboraram com a Lava Jato são quase anônimos, de acordo com a reportagem. Um deles, por exemplo, é Jeff Pfeiffer, que acompanhou McEachern em viagem ao Brasil para negociar com delatores da Lava Jato. Outros agentes que participaram da cooperação são Steve Moore e David F. Williams.

Confira a lista completa na reportagem da Agência Pública.

Temas

FBI