Salles diz que pedido de afastamento é "ideológico" e quer interferir em políticas do governo

Procuradores acusam ministro de promover "desestruturação dolosa" da proteção ambiental e pedem sua saída imediata

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. (Foto: Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o pedido do seu afastamento apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) é "político-ideológico" e que se trata de uma "tentativa de interferir em políticas públicas" do governo Bolsonaro.

Procuradores acusam Salles de promover "desestruturação dolosa" da proteção ambiental, o que configura improbidade administrativa, e pedem à Justiça que o retire do cargo imediatamente.

"A ação de um grupo de procuradores traz posições com evidente viés político-ideológico em clara tentativa de interferir em políticas públicas do Governo Federal. As alegações são um apanhado de diversos outros processos já apreciados e negados pelo Poder Judiciário, uma vez que seus argumentos são improcedentes", afirmou Salles, em nota.

Assinada por 12 procuradores do Distrito Federal e integrantes da Força-Tarefa Amazônia do MPF, a ação relaciona uma série de atos de Salles no comando da pasta que favoreceriam a desestruturação da política ambiental no Brasil.

Os procuradores federais apresentaram ainda um pedido cautelar de afastamento de Salles para que a saída dele possa ocorrer antes do julgamento da ação. Para eles, a permanência de Salles no cargo pode trazer “consequências trágicas à proteção ambiental”.