'Salles mobiliou todo o Ibama', diz coronel do Exército exonerado pelo ministro

Luiz Carlos Marchetti diz que será substituído por coronel da PM de SP. “O que está acontecendo é uma coisa sórdida", afirma

Foto: Reprodução/TV Morena/Rede Globo
Escrito en POLÍTICA el

Exonerado do cargo nesta terça-feira (23) pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o ex-superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, coronel da reserva do Exército Luiz Carlos Marchetti, afirmou que o ministro está "mobiliando" o instituto com policiais militares de São Paulo.

“O que está acontecendo é uma coisa sórdida. Um policial militar lá de dentro pediu minha vaga e a sequência disso foi a sequência de uma política equivocada do ministro, que mobiliou todo o Ibama”, afirmou em entrevista ao portal Campo Grande News.

De acordo com ele, quem deve assumir a vaga deixada é um coronel da Polícia Militar de São Paulo. “Ele já fez o mesmo em outros Estados. É uma pena porque vai mandar para o meio ambiente uma pessoa que nunca pisou aqui. Eu estou no Estado há 30 anos”, desabafa Marchetti, que estava no cargo desde junho de 2019.

Marchetti afirmou ao UOL que foi nomeado no Ibama por indicação de um general do Exército "com o aval do presidente da República". Segundo o coronel, ele e Jair Bolsonaro "estudaram juntos" na Academia Militar das Agulhas Negras e também já foram vizinhos no Rio.

O coronel conta ainda que o ministro da Casa Civil, general Braga Netto, tentou intervir na exoneração, mas a decisão de Salles prevaleceu.