O que o brasileiro pensa?
06 de novembro de 2019, 18h25

Sâmia Bomfim enquadra General Heleno por piada sobre tortura

"É um insulto grave, pois somente quem naturaliza o AI-5 ou nega a ditadura militar seria capaz de cometer atos de tortura", disparou a parlamentar do PSOL

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) rebateu uma provocação feita pelo General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), durante audiência na Câmara dos Deputados. Heleno perguntou a ela: “Vai me torturar?”, ao ser questionado sobre a falta de um posicionamento mais contundente em relação à declaração de Eduardo Bolsonaro. O filho do presidente defendeu a volta do instrumento repressor.

“É um insulto grave, pois somente quem naturaliza o AI-5 ou nega a ditadura militar seria capaz de cometer atos de tortura”, afirmou Sâmia Bomfim em entrevista a Eduardo Barretto, da Época. Ela não teve direito à réplica após a provocação de Heleno na Câmara.

Grave

“O ministro revelou que não repudia as ameaças de Eduardo Bolsonaro sobre implementar um novo AI-5, ao contrário de boa parte das autoridades e políticos brasileiros. Isso é grave, pois ele é responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional e naturaliza uma ameaça autoritária”, completou a deputada.

Heleno foi convidado pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados para se explicar pela fala de que iria estudar como “fazer um novo AI-5”. O ministro deu a declaração em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ao defender o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho 03 do presidente tinha levantado a possibilidade da instalação de “um novo AI-5”, caso o Brasil fosse tomado por protestos de rua, como ocorre em outros países da América do Sul.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum