O que o brasileiro pensa?
22 de janeiro de 2020, 13h15

Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro e Lula fariam segundo turno, diz CNT/MDA

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, Bolsonaro tem vantagem sobre Lula

Bolsonaro e Lula (Montagem)

De acordo com pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), encomendada ao instituto MDA, publicada nesta quarta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera com 29,1% as intenções de votos para corrida presidencial de 2022 na forma espontânea, onde não são dados os nomes dos candidatos.

Logo atrás vem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 17%.

A pesquisa indicou também que 30,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem votariam para presidente, caso as eleições fossem hoje.

De acordo com o presidente da CNT, Vander Costa, é natural Bolsonaro estar liderando, “por ele ter muito mais exposição do que os outros. O importante é saber, espontaneamente, o nome que vem à cabeça da população”.

A pergunta feita aos entrevistados foi: “Ainda faltam três anos para as eleições presidenciais de 2022. Mas, caso as eleições fossem hoje, em quem o sr. votaria?”

O estudo ouviu 2.002 pessoas, de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, segundo o instituto.

Veja abaixo a intenção de voto dos brasileiros para as eleições de 2022:

Jair Bolsonaro – 29,1%

Lula – 17%

Ciro Gomes – 3,5%

Sergio Moro – 2,4%

Fernando Haddad – 2,3%

João Amoedo – 1,1%

Luciano Huck – 0,5%

Marina Silva – 0,4%

Dilma Rousseff – 0,3%

João Doria – 0,3%

Outros – 2,4%

Branco/Nulo – 10,5%

Não sabe/não respondeu – 30,2%

Aprovação cresce

Em outro levantamento, o CNT aponta que a aprovação do governo Bolsonaro cresceu de 41% para 47,8% nos últimos cinco meses. Já a reprovação do presidente teve queda de 53,7%, em agosto, para 47%, em janeiro. Os números, no entanto, contrariam o último levantamento do Datafolha.

Com informações do UOL


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum