"Se não tivermos retorno, será breque em cima de breque", diz entregador de aplicativos após reunião com Maia

Presidente da Câmara se comprometeu a ouvir ainda hoje as propostas para a categoria, que serão apresentadas por deputadas do PSOL, e iniciar a tramitação no Congresso

Breque dos entregadores de aplicativos (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu na manhã desta quarta-feira (8) com entregadores de aplicativos de todo o Brasil em videoconferência e se comprometeu a reunir ainda hoje com as deputadas Fernanda Melchionna (RS), líder do PSOL na Câmara, e Sâmia Bomfim (SP) para avaliar os projetos apresentados até agora na Casa, fazer com que a tramitação deles aconteça e criar coletivamente um substitutivo que leve em consideração a necessidade de regulação da área.

"A reunião pareceu favorável à causa e os próximos passos, se não tivermos retorno das reivindicações, será breque em cima de breque, cada vez mais forte com mais apoio, até conseguir conquistas", afirma o entregador Ralf Alexandre, do Rio de Janeiro, que esteve presente na reunião.

Entre as principais reivindicações apresentadas estão a fixação de tabela de preço do frete de entregas, o aumento da taxa mínima das entregas, o fim dos bloqueios e desligamentos de forma injusta e sem justificativas; uma legislação específica para a categoria e o auxílio-pandemia, com fornecimento dos EPIs e licença remunerada caso o entregador seja afastado em decorrência do coronavírus.

Os entregadores também pediram que a Câmara disponibilize um consultor legislativo para auxiliar na elaboração do projeto de lei e realizar um estudo sobre o cenário nacional de entregas por apps e a precarização dos direitos trabalhistas, o que foi atendido pelo presidente. Além disso, foi solicitada uma audiência pública e a criação de uma comissão especial para analisar o tema.

"A reunião com Rodrigo Maia foi importante para que a categoria pudesse apresentar as demandas do movimento e alertar sobre a necessidade de garantir direitos trabalhistas. A pandemia tem escancarado a precarização a que esses trabalhadores estão submetidos. Considero que foi muito produtiva. Agora, vamos continuar as cobranças e o trabalho em prol de direitos", disse Fernanda Melchionna.

Entregadores de aplicativos em reunião com Rodrigo Maia e parlamentares do PSOL (Reprodução)

Breque dos Apps
Na última semana, no dia 1 de julho, os entregadores, de moto e bicicleta, realizaram a primeira paralisação nacional da categoria. O movimento contou com a participação de usuários, restaurantes, lideranças políticas e ativistas e teve repercussão na imprensa nacional, mas as empresas de aplicativos não responderam a nenhuma reivindicação dos trabalhadores. Uma nova mobilização está marcada para o dia 25 de julho.

Participaram da reunião, além de Rodrigo Maia, os deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP), Ivan Valente (SP ) e representantes do movimento de entregadores de todo país: Marcela Geoffroy, da Frente de Comunicação do movimento; Abel Santos, Magno Moura e Alessandro Sorriso, da Associação de Motoboys, Autônomos e Entregadores do Distrito Federal (AMAE-DF); Ralf Alexandre (Rio de Janeiro), Digão (Campinas), Dieymerson (Rio Branco/AC), Henrique (Sergipe), Simões (Rio de Janeiro), Bernardino (São Luiz/MA) e Paulo Galo (SP).