Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de janeiro de 2019, 16h14

Secretário da Receita desmente Bolsonaro e nega aumento do IOF

O novo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, declarou que não haverá alteração na alíquota do Imposto de Renda no momento

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Marcos Cintra, novo secretário da Receita Federal, desmentiu Jair Bolsonaro e declarou, nesta sexta-feira (4), que não haverá alteração na alíquota do Imposto de Renda pelo menos no momento. Segundo ele, uma eventual alteração só será discutida “posteriormente” e “no tempo correto”, de acordo com informações de Nilson Klava, Guilherme Mazui, Roniara Castilhos e Luiz Felipe Barbiéri, no G1.

Cintra afirmou ainda que não haverá aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Horas antes, Bolsonaro havia afirmado que Paulo Guedes, ministro da Economia, anunciaria ainda nesta sexta a “possibilidade” de reduzir a maior alíquota do imposto, dos atuais 27,5% para 25%.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

“Não vai haver nada que esteja sendo discutido com relação a alteração no Imposto de Renda. Imposto de Renda é um capítulo da reforma tributária, que vai ser analisada posteriormente, no tempo correto”, acrescentou.

Bolsonaro também disse que aumentaria a alíquota do IOF em “fração” pequena, mas não detalhou o número.

Compensação

Sobre o IOF, o secretário da Receita negou o reajuste do IOF para compensar o impacto fiscal da sanção da lei, por Bolsonaro, que prorrogou até 2023 o incentivo fiscal concedido a empresas nas áreas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

“Com relação ao IOF, não haverá nenhum incremento do IOF para dar respaldo ou para oferecer compensação aos benefícios fiscais que estão sendo concedidos agora a Sudene e Sudam”, garantiu.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum