Secretários de Saúde manifestam "alta preocupação" com queda de Teich no Ministério da Saúde

"Estamos diante da maior calamidade na saúde pública. Não é o momento de jogar mais dúvidas neste cenário", diz trecho da nota da Conass

O ministro da Saúde, Nelson Teich, e o presidente Jair Bolsonaro | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (15) externando a preocupação dos estados com a instabilidade no Ministério da Saúde e a condução do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia. Nesta sexta, o ministro Nelson Teich pediu demissão.

"Estamos diante da maior calamidade na saúde pública, com o maior número de mortos de nossa história recente. Não é o momento de jogar mais dúvidas neste cenário, que tem infligido tanta dor, sofrimento e morte aos brasileiros", diz trecho da mensagem.

Sem citar diretetamente o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Nelson Teich, a nota assinada pelo presidente da Conass, Alberto Beltrame, critica o comando do combate à crise.

"A instabilidade e a falta de ações coordenadas e claras, neste momento, são inimigas da saúde e da vida", diz Beltrame, que é secretário de Saúde do Pará.

Confira a nota na íntegra:

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) manifesta sua mais alta preocupação com a instabilidade no Ministério da Saúde e na condução da grave emergência em saúde que o País atravessa.

Estamos diante da maior calamidade na saúde pública, com o maior número de mortos de nossa história recente. Não é o momento de jogar mais dúvidas neste cenário, que tem infligido tanta dor, sofrimento e morte aos brasileiros.

“Estabilidade, unidade técnica, esforços conjuntos, ações efetivas e compromisso com a vida e com saúde da população é o que se espera dos gestores neste momento. Em todas as esferas de Governo. A instabilidade e a falta de ações coordenadas e claras, neste momento, são inimigas da saúde e da vida.”

Alberto Beltrame
Presidente do Conass