Sem Freixo, PT lança Benedita como pré-candidata à Prefeitura do Rio

O deputado Marcelo Freixo era cotado para encabeçar uma frente de unidade, mas abandonou a empreitada por não conseguir a adesão de partidos além do PT e do PSOL

A deputada Benedita da Silva (Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Cotada como vice em uma chapa de Frente Ampla encabeçada pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) foi lançada pelo PT como pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (3). O anúncio foi feito pelo partido dias após a desistência de Freixo.

A informação foi dada pelo presidente municipal do PT, Tiago Santana, aos jornalistas Eduardo Miranda e Mariana Pitasse, do Brasil de Fato. "Fechamos com Freixo apostando na unidade. Quando ele desistiu, o Psol queria apresentar o nome do pastor Henrique Vieira sem fazer uma discussão mais ampla. Nada contra o pastor Henrique, mas sem Freixo, voltamos a nivelar por igual as candidaturas e a tese de um nome natural para agregar a nossa frente ampla deixa de existir", afirmou.

Segundo Santana, o PT ainda articula a formação de uma frente de unidade no Rio de Janeiro e a candidatura da deputada federal tem como objetivo debater a pandemia do coronavírus de uma forma mais aprofundada, falando principalmente sobre o reflexo da crise sanitária nas favelas.

"A parcela mais afetada na pandemia da covid-19 é a favela, esse debate não está sendo feito pelos nossos governantes. Quando as pessoas faveladas forem incluídas nesse debate, aí sim poderemos falar em políticas públicas para toda a cidade", afirmou.

Mulher, negra e evangélica, Benedita foi a única deputada federal eleita pelo PT no Rio de Janeiro nas eleições de 2018 e já foi governadora e vice-governadora do estado. A parlamentar é a única entre os últimos quatro governadores fluminenses que não foi investigada ou presa por crimes de corrupção.

Em diversas ocasiões, Benedita foi colocada como potencial vice em uma chapa encabeçada pelo deputado federal Marcelo Freixo. Com a desistência do parlamentar por reconhecer que seu nome "não foi capaz de gerar uma unidade”, a ex-governadora passou a ganhar espaço.