Sem terceira via: Lula venceria em primeiro turno se Bolsonaro não disputar, diz pesquisa

Levantamento Ponteio Politica mostra que o ex-presidente Lula venceria com facilidade caso não tivesse Bolsonaro como adversário

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Ao contrário do que dizem os defensores de uma suposta terceira via, a ausência do presidente Jair Bolsonaro garantiria um caminho ainda mais fácil ao ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno das eleições de 2022.

Levantamento da Ponteio Politica mostra que o ex-presidente consegue mais intenções de voto que todos os demais candidatos caso o atual presidente não concorra à reeleição. Sob a metodologia desse instituto, é apenas neste cenário, sem Bolsonaro, que Lula se consagra em primeiro turno.

O ex-presidente somaria 37%, enquanto Sergio Moro (Podemos) alcançaria 18%, Ciro Gomes (PDT) registraria 11%. João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem com 3%, enquanto Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB) marcam apenas 1%. Brancos e nulos são 19% e 7% não sabem.

Dessa maneira, Lula teria 50% dos votos válidos e conseguiria vitória em primeiro turno.

No cenário com Bolsonaro, ficaria assim: Lula com 37%, Bolsonaro com 24%, Moro, 11% e Ciro, 8%.

sem bolsonaro 628x319
Reprodução

Lula leva em primeiro turno?

Outros institutos já haviam apontado a possiblidade de um triunfo do ex-presidente sem necessidade de segundo turno mesmo com Bolsonaro entre os candidatos. Pesquisa Vox Populi divulgada em 11 de novembro apontou vitória de Lula em primeiro turno com boa margem. O ex-presidente alcançaria 44% das intenções de voto, ou 57% dos votos válidos.

Para o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, a eleição presidencial de 2022 é a mais previsível da história recente em razão da ampla vantagem de Lula sobre os demais candidatos.

"Em 2022 temos de um lado um estafermo como Bolsonaro e, do outro, uma liderança política [Lula] com esses atributos… Em condições normais de temperatura e pressão, é a eleição mais previsível de nossa história recente. Quer dizer que já resolveu? Não…”, afirmou o presidente do Vox Populi durante entrevista ao jornalista Luís Costa Pinto no Jornal da Fórum.