Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de março de 2019, 17h05

Senador protocola pedido de CPI para investigar ministros do STF

De acordo com Alessandro Vieira (PPS-SE), a instauração de um inquérito no STF para apurar ofensas à Corte e seus integrantes é uma “ameaça” ao Senado

Senador Alessandro Vieira - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Alessandro Vieira, senador pelo PPS-SE, protocolou, nesta terça-feira (19), o requerimento para instaurar a CPI dos Tribunais Superiores. O objetivo central é investigar a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido conta com 29 assinaturas de senadores.

O requerimento foi apresentado depois de uma semana em que decisões da Corte provocaram reações fortes de políticos: a abertura de inquérito para apurar ataques ao STF e a manutenção na Justiça Eleitoral de investigações de crimes de caixa dois.

Randolfe Rodrigues (REDE-AP), líder da oposição, vai solicitar que o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), instaure a comissão na sessão de hoje. Alcolumbre tem declarado que não vai abrir a CPI.

De acordo com Vieira, a instauração de um inquérito no STF para apurar ofensas à Corte e seus integrantes é uma “ameaça” ao Senado. O ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, divulgou o início da investigação e designou como relator o ministro Alexandre de Moraes.

“Edição esdrúxula”

“A pressão sobre o Senado vem acontecendo indistintamente. Temos uma edição esdrúxula de um inquérito criminal no STF, que não tem base legal e certamente os ministros sabem disso, com a formação que têm. Não existe autorização para fazer o que estão fazendo. A gente faz uma leitura de que aquilo é, sim, uma ameaça. Uma ameaça àqueles, seja na rua ou no Parlamento, que estão tentando fazer cumprir o que está na legislação: o direito de apurar qualquer fato”, declarou Alcolumbre.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags