Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de junho de 2019, 08h38

Sentença de Lula pode ser anulada pelo STF caso Moro seja considerado suspeito

Toda a parte da ação com os atos anteriores ao recebimento da denúncia por Moro neste caso deverão ser mantidos

Foto: Montagem

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, a condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no processo do tríplex do Guarujá poderá ser anulada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 25, quando será julgado o habeas corpus em que o juiz Sergio Moro é acusado de parcialidade.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Ainda que o atual ministro da Justiça seja considerado suspeito, toda a parte da ação com os atos anteriores ao recebimento da denúncia por ele podem ser mantidos.

Nela estão a investigação da Polícia Federal e a peça acusatória dos procuradores. Um novo juiz seria chamado a analisá-las para aceitar ou não a denúncia. Em caso positivo, o mesmo magistrado teria que ouvir novamente as partes e decidir se Lula é ou não culpado.

Leia também:

Ministros garantistas podem declarar Moro suspeito em processos de Lula no STF

A votação, por enquanto, é favorável a Moro: os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin já disseram que ele não é suspeito. Faltam os votos de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum