Site bolsonarista espalha fake news sobre "Moro enjaulado" no Carnaval do Rio

Vídeo publicado pelo portal foi manipulado para atacar a escola de samba Vigário Geral

Protestos contra Bolsonaro e Moro no Carnaval 2020 (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

O site Jornal da Cidade, que já teve notícias compartilhadas pelo clã Bolsonaro, publicou um texto neste domingo (23) acusando a escola de samba Vigário Geral de desfilar na Sapucaí com um boneco do ministro da Justiça, Sergio Moro, preso em uma jaula com fantasia de presidiário. A notícia, no entanto, é falsa.

O portal publicou um vídeo que mostra trecho do desfile da escola, desta vez verídico, com o boneco gigante do Bozo, o palhaço, representando o presidente Jair Bolsonaro. Contudo, logo em seguida a imagem é cortada e mostra o ministro enjaulado, caso que aconteceu em Salvador, na Bahia.

Outro detalhe chama a atenção no vídeo. As pessoas que caminham ao redor da jaula de Moro são famílias e foliões no geral, e não membros da escola de samba Vigário Geral. Em determinado momento, um dos foliões param para posar ao lado da jaula, algo que não aconteceria durante um desfile.

O portal usou o mesmo argumento do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), fiel escudeiro de Bolsonaro, para deslegitimar as críticas contra o governo no Carnaval do Rio. Ambos dizem que, por falta de dinheiro público nos desfiles, as escolas se empenharam em criticar o ex-capitão.

“A mamata acabou! Qual a sua opinião sobre esse assunto? Sem dinheiro público só tem críticas! E se tivesse dinheiro, teria vários elogios! É melhor Jair se acostumando”, escreveu Hélio Negão no Twitter.