Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de fevereiro de 2020, 15h32

Site bolsonarista espalha fake news sobre “Moro enjaulado” no Carnaval do Rio

Vídeo publicado pelo portal foi manipulado para atacar a escola de samba Vigário Geral

Protestos contra Bolsonaro e Moro no Carnaval 2020 (Montagem)

O site Jornal da Cidade, que já teve notícias compartilhadas pelo clã Bolsonaro, publicou um texto neste domingo (23) acusando a escola de samba Vigário Geral de desfilar na Sapucaí com um boneco do ministro da Justiça, Sergio Moro, preso em uma jaula com fantasia de presidiário. A notícia, no entanto, é falsa.

O portal publicou um vídeo que mostra trecho do desfile da escola, desta vez verídico, com o boneco gigante do Bozo, o palhaço, representando o presidente Jair Bolsonaro. Contudo, logo em seguida a imagem é cortada e mostra o ministro enjaulado, caso que aconteceu em Salvador, na Bahia.

Outro detalhe chama a atenção no vídeo. As pessoas que caminham ao redor da jaula de Moro são famílias e foliões no geral, e não membros da escola de samba Vigário Geral. Em determinado momento, um dos foliões param para posar ao lado da jaula, algo que não aconteceria durante um desfile.

O portal usou o mesmo argumento do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), fiel escudeiro de Bolsonaro, para deslegitimar as críticas contra o governo no Carnaval do Rio. Ambos dizem que, por falta de dinheiro público nos desfiles, as escolas se empenharam em criticar o ex-capitão.

“A mamata acabou! Qual a sua opinião sobre esse assunto? Sem dinheiro público só tem críticas! E se tivesse dinheiro, teria vários elogios! É melhor Jair se acostumando”, escreveu Hélio Negão no Twitter.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum