Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de outubro de 2018, 09h56

Site de Lula recebe mais de 15 mil denúncias de fake news em 24 horas

A poucos dias da eleição, fake news espalhadas por apoiadores de Jair Bolsonaro e outros opositores buscam enfraquecer candidatura de Fernando Haddad.

Mais de 15 mil denúncias de fake news contra o ex-presidente Lula, o presidenciável Fernando Haddad (PT) e a vice, Manuela D’Ávilla (PCdoB), foram recebidas nas últimas 24 horas pelo número de whatsapp divulgada pela equipe do site do Instituto Lula.

Devido à quantidade de mensagens, foi disponibilizado um novo número: (11) 97402-9171. As denúncias estão sendo categorizadas e entregues para o jurídico da campanha, que as analisará e tomará as medidas cabíveis, denunciando os atos criminosos.

A poucos dias da eleição, fake news espalhadas por apoiadores de Bolsonaro e outros opositores contra Haddad e o PT têm se tornado a principal arma para enfraquecer sua candidatura.

O próprio Haddad, que até então vinha tendo uma postura passiva com relação aos ataques e se limitando a apresentar propostas, já identificou a influência das notícias falsas contra sua candidatura na última semana para a votação do primeiro turno e resolveu subir o tom. “Eu comecei a me defender. Nós mantivemos até aqui um campanha propositiva, só que agora chegou o momento de nos defendermos nessa reta final porque é grave o que está acontecendo no WhatsApp”, disse o petista em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (3).

Entre outras notícias falsas, há uma que diz, por exemplo, que o PT pretende acabar com o 13º salário em empresas pequenas. Outra fake news. Os planos de acabar com o benefício, inclusive, foram aventados pelo vice de Jair Bolsonaro, o general Hamilton Mourão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum