Site dos Correios sofre ataque hacker e sai do ar na antevéspera de Natal

Grupo que assumiu o ataque é o mesmo que tirou o Conecte SUS do ar há 12 dias

Correios. Foto: Agência Brasil/ArquivoCréditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Atualizado às 12h de quinta-feira (23).

O site dos Correios sofreu um ataque hacker e está fora do ar durante a manhã desta quinta-feira (23), antevéspera de Natal. Usuários reclamam nas redes sociais que não conseguem acessar o endereço para vários serviços, entre eles rastrear as inúmeras entregas que são feitas nesta época do ano.

A ferramenta Down Detector, que acompanha reclamações sobre dificuldades de acesso a sites e redes sociais, registrou um pico de reclamações às 08h05, horário de Brasília. Há centenas de reclamações vinculadas à falha geral do site.

Em tentativa de acesso ao site dos Correios, aparece o erro "503 Service Unavailable".

O grupo de hackers LAPS$US, o mesmo que hackeou os sistemas do Ministério da Saúde no começo do mês, informou em seu canal no Telegram nesta quinta-feira, que invadiu os sistemas dos Correios.

A assessoria dos Correios informou através de nota:

"Os Correios informam que, na manhã desta quinta-feira, 23/12, parte dos sistemas corporativos e Portal dos Correios apresentaram instabilidade/indisponibilidade. Já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível. Não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados.

Os Correios reafirmam a segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes."

Conecte SUS

A página do Conecte SUS continua fora do ar, apesar do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ter afirmado na segunda-feira (20) que o sistema já estava normalizado. 

O problema dura 12 dias, desde que a página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos pelos hackers na madrugada do dia 10 de dezembro.