Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de julho de 2019, 20h04

Site porta-voz de Moro faz nota confirmando áudio de Dallagnol

O site O Antagonista, porta-voz da Lava Jato e do governo Bolsonaro, divulgou o áudio inédito do coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol revelado nesta terça-feira (9) pelo The Intercept. Na matéria, a veracidade do material não é questionada, mas há uma tentativa de desqualificá-lo.

“Só Verdevaldo para tratar o óbvio como notícia”, diz a matéria, referindo-se ao jornalista Glenn Greenwald, editor e fundador do The Intercept, que recebeu o prêmio Pulitzer, considerado o “Oscar do Jornalismo”, pelo seu trabalho no jornal The Guardian sobre o vazamento dos documentos do ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden.

No áudio, Dallagnol comemora a proibição do ex-presidente Lula ser entrevistado antes das eleições de 2018. “Além das motivações políticas impróprias que sempre negou publicamente, observe que Deltan – além da alegria que Lula ficaria em silêncio – a) tinha conhecimento secreto e prévio da decisão de Fux e b) especificamente queria ocultá-la para impedir que a Folha pudesse recorrer”, afirmou Greenwald sobre a fala do procurador.

Ainda de acordo com editorial do The Intercept, “a comemoração de Dallagnol expõe mais uma vez sua hipocrisia e sua motivação política: antes de serem alvos de vazamentos, os procuradores da força-tarefa enfatizavam – em chats privados com seus colegas – a importância de uma imprensa livre, o direito de jornalistas de publicar materiais obtidos por vias ilegais e que a publicação desses materiais fortalece a democracia”.

Em nota, a Lava Jato diz que as conversas seriam “falsas acusações que contrastam com a realidade dos fatos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum