Status militar de Bolsonaro foi alterado para permitir matrícula da filha

Filha do presidente de 11 anos ingressará na unidade de ensino, sem processo seletivo, no ano letivo de 2022

Jair Bolsonaro em evento com militares (Foto: Alan Santos/PR)Créditos: Alan Santos
Escrito en POLÍTICA el

Com o objetivo de permitir a matrícula excepcional da filha do presidente no Colégio Militar de Brasília, o Exército tratou o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) como capitão da reserva, e não como capitão reformado.

Laura Bolsonaro, 11, ingressará na unidade de ensino, sem processo seletivo, no ano letivo de 2022.

A diferença é que um militar da reserva pode ser chamado para missões nas Forças Armadas. A reforma, por sua vez, significa uma aposentadoria, e ocorre por fatores como idade ou invalidez.

Bolsonaro, conforme aparece na sua ficha de remuneração, é um capitão reformado. É assim que é tratado também em boletins internos do Exército.

O Exército afirmou em nota que "foram satisfeitas as condições estabelecidas" na legislação vigente, "considerando que o requerente é capitão da reserva do Exército brasileiro, foi diplomado e empossado como presidente da República do Brasil, tendo fixado residência na cidade de Brasília".

A decisão favorável para que a filha de Bolsonaro ingressasse na escola sem processo seletivo levou em conta o artigo 92 do R-69, que estabelece que casos considerados especiais poderão ser julgados pelo comandante do Exército. A decisão favorável ao pedido do presidente foi proferida pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O mesmo artigo foi usado pelo antecessor de Oliveira, general Edson Leal Pujol, para autorizar matrícula excepcional do filho da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) no Colégio Militar de Brasília. O menino de 11 anos foi matriculado em 2020, sem processo seletivo, para cursar o sexto ano.

Zambelli, uma das principais aliadas de Bolsonaro na Câmara, argumentou questões de segurança para pedir a benesse ao comando do Exército.

Com informações da Folha