Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de junho de 2019, 15h34

STF julga HC de Lula e #LulaLivreUrgente é tópico mais comentado do Twitter

Segunda Turma do STF analisa pedidos de habeas corpus da defesa do ex-presidente

Foto: Ricardo Stuckert

Enquanto a defesa de Lula tenta, na tarde desta terça-feira (25), reincluir a análise do pedido de habeas corpus do ex-presidente na sessão do dia da Segunda Turma no Supremo Tribunal Federal (STF), a hashtag #LulaLivreUrgente se tornou a mais comentada no Twitter.

O pedido de habeas corpus seria analisado nesta terça-feira, mas foi colocado como último da lista de assuntos discutidos hoje e pode ser adiado para agosto. Segundo ministros do Supremo, o adiamento ocorreu porque a ministra Cármen Lúcia, que hoje assume como presidente do colegiado, não estaria segura de que será possível evitar que o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, seja considerado suspeito no caso do tríplex.

A ministra diz que não interferiu na pauta e se defende afirmando que assumiu somente hoje a presidência da corte.

A imparcialidade de Moro é questionada com maior ênfase desde os vazamentos de diálogos entre ele e o procurador federal Deltan Dallagnol que mostram que juiz e MPF (Ministério Público Federal) atuaram em cooperação para a condenação de Lula.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) está acompanhando a sessão da Segunda Turma do Supremo. A votação encontra-se em 2 a 2; Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da liberdade de Lula até que o habeas corpus seja definitivamente julgado.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum