Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de janeiro de 2020, 21h03

STJ derruba decisão da CGU e libera aposentadoria de Gabrielli

O presidente do STJ, João Otávio Noronha, acatou recurso apresentado pelo ex-presidente da Petrobras

Foto: Agência Petrobras de Notícias

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, liberou nesta sexta-feira (10) o pagamento da aposentadoria do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que havia sido suspenso pela Controladoria-Geral da União (CGU), em dezembro.

Na decisão, Noronha considerou que “não parece razoável a supressão da aposentadoria no cargo de professor em razão de falta ocorrida durante atividade funcional que não tenha relação com o vínculo previdenciário formado com a administração pública”.

Desde que saiu a decisão da CGU, Gabrielli argumenta que sua aposentadoria nada tem a ver com o papel desempenhado na Petrobras, mas com os anos dedicados à Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Vou recorrer à Justiça contra esta absurda decisão de perseguição política. Minha aposentadoria é resultado de 36 anos e dois meses de vínculo com a UFBa e portanto não tem nada a ver com a Petrobras”, declarou à época.

“A minha aposentadoria da UFBa é minha ÚNICA fonte de renda e portanto está absurda decisão da CGU é a condenação à morte econômica. Vou lutar até o limite pelos meus direitos”, disse.

O ministro do STJ também considerou que a decisão da CGU poderia levar a danos irreversíveis tendo em vista que esta era a única fonte de renda de Gabrielli, que tem 70 anos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum