Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de dezembro de 2019, 17h04

STJ manda soltar Ricardo Coutinho

Ministro do STJ acolheu um pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do ex-governador da Paraíba, investigado por supostos desvios de verbas públicas

Ricardo Coutinho - Foto: Arquivo/EBC

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou neste sábado (21) a soltura do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). O magistrado acatou um habeas corpus protocolado pela defesa do político, preso nesta sexta-feira (20) ao desembarcar em Natal após uma viagem à Europa.

Coutinho é investigado na Operação Calvário, sobre supostos desvios de verbas públicas na área da saúde que teriam ocorrido na Paraíba. Participam das investigações o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público estadual, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União.

Segundo as suspeitas dos órgãos, R$ 134 milhões teriam sido desviados e, destes, R$ 120 milhões destinados a a campanhas políticas nas eleições de 2010, 2014 e 2018.

Também neste sábado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou uma manifestação defendendo a manutenção da prisão preventiva de Coutinho sob a alegação que os supostos desvios estariam sendo mantidos na gestão de seu sucessor no governo da Paraíba.

A defesa do político, no entanto, argumentou no pedido de habeas corpus que Coutinho não exerce mais cargo político e que rompeu a parceria política com o atual governador do estado, João Azevedo.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum