O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 12h38

Subprocurador-geral do TCU cita meme ao apurar nomeação de Decotelli: “Dr. Honoris Quase”

Lucas Rocha Furtado quer que o TCU investigue se o curso de doutorado que Decotelli não concluiu foi custeado com recursos públicos

Carlos Alberto Decotelli (Reprodução)

Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pediu à corte que apure possível prejuízo ao erário devido à nomeação do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli.

O subprocurador relata que seu pedido foi inspirado em um meme da internet no qual há a frase “O MEC acaba de criar uma nova titulação: DR HONORIS QUASE”. No documento, Furtado afirma que “meme também é cultura!”.

Furtado quer que o TCU investigue se o curso de doutorado que Decotelli não concluiu foi custeado com recursos públicos, por meio de bolsa concecida pela Capes ou pelo CNPq. De acordo com o subprocurador, há até a possibilidade de ressarcimento aos cofres públicos, caso a nomeação de Decotelli seja cancelada.

“Assim sendo, presume-se que o governo provavelmente foi induzido a erro ao escolher o novo ministro da Educação, por um eventual critério técnico que se revelou errôneo. No caso, o inexistente doutorado divulgado pelo Sr. Decotelli em seu Curriculo Lattes”, diz a representação.

“Não bastasse a incorreção acerca da titulação do doutorado, ainda pairam sobre a trajetória acadêmica do Sr. Carlos Alberto Decotelli questionamentos acerca do título de “mestre”, por suposto plágio, o que clama também para a necessidade de monitoramento dessa questão”, afirma ainda o documento.

Com informações do Extra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum