Subprocurador-geral do TCU cita meme ao apurar nomeação de Decotelli: “Dr. Honoris Quase”

Lucas Rocha Furtado quer que o TCU investigue se o curso de doutorado que Decotelli não concluiu foi custeado com recursos públicos

Carlos Alberto Decotelli (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pediu à corte que apure possível prejuízo ao erário devido à nomeação do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli.

O subprocurador relata que seu pedido foi inspirado em um meme da internet no qual há a frase “O MEC acaba de criar uma nova titulação: DR HONORIS QUASE”. No documento, Furtado afirma que “meme também é cultura!”.

Furtado quer que o TCU investigue se o curso de doutorado que Decotelli não concluiu foi custeado com recursos públicos, por meio de bolsa concecida pela Capes ou pelo CNPq. De acordo com o subprocurador, há até a possibilidade de ressarcimento aos cofres públicos, caso a nomeação de Decotelli seja cancelada.

“Assim sendo, presume-se que o governo provavelmente foi induzido a erro ao escolher o novo ministro da Educação, por um eventual critério técnico que se revelou errôneo. No caso, o inexistente doutorado divulgado pelo Sr. Decotelli em seu Curriculo Lattes”, diz a representação.

"Não bastasse a incorreção acerca da titulação do doutorado, ainda pairam sobre a trajetória acadêmica do Sr. Carlos Alberto Decotelli questionamentos acerca do título de “mestre”, por suposto plágio, o que clama também para a necessidade de monitoramento dessa questão", afirma ainda o documento.

Com informações do Extra