Fórum Educação
19 de junho de 2018, 11h59

“Tá na cara que foi uma vergonha”, diz Paulo Moreira Leite sobre erro da Agência Lupa

Jornalista criticou a atuação das agências de fact-checking contratadas pelo Facebook para controlar a publicação de notícias na plataforma

Foto: Reprodução

O jornalista do Brasil 247, Paulo Moreira Leite, fez um discurso pela liberdade de expressão no debate sobre Fake News que acontece neste momento na Câmara dos Deputados. Ele criticou a atuação das agências de fact-checking contratadas pelo Facebook para controlar a publicação de notícias na plataforma. “Tá na cara que foi uma vergonha”, disse.

“Sim, vão ocorrer notícias falsas. Terão de ser desmascaradas. Mas em vez de estarmos preocupados a proibição, devemos aumentar o grau de democratização da comunicação. Se nós fortalecemos os veículos plurais, se fortalecermos o debate na sociedade, é assim e só assim que desmascaramos uma mentira”, definiu o jornalista.

O deputado Paulo Pimenta (PT) criticou o uso da censura prévia como meio de combater as fake news. “Nós temos que fugir de soluções que fujam da censura prévia, de autoritarismo. Muitas vezes sites especializados em divulgar notícias falsas estão hospedados fora do Brasil. Nenhuma proposta que tenha por objetivo a censura prévia ou limitar a liberdade de expressão deve ser encampada pela sociedade brasileira”, abordou.

Agência Lupa agiu contra mídia independente

A discussão na Câmara acontece na sequência de uma polêmica envolvendo o Facebook, a Agência Lupa e os sites progressistas Revista Fórum, Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo. A Lupa, contratada pelo Facebook para o serviço de fact-checking, enviou uma advertência a usuários da plataforma de Zuckeberg com o alerta de falta de veracidade de uma notícia publicada pelos três veículos. O amigo do papa, Juan Grabois, esteve no Brasil para uma visita ao ex-presidente Lula e trouxe ao ex-presidente um terço benzido pelo Papa.

A agência de fact-checking apontou como falsa a notícia, o que trouxe prejuízo para os veículos. A equipe da Fórum trouxe a verdade novamente à tona. O Vatican News confirmou que o terço foi benzido pelo papa Francisco. Grabois publicou uma carta aberta no Facebook e confirmou o presente do papa ao ex-presidente.

Assista ao debate sobre fake news na Câmara dos Deputados


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum