Tabata Amaral: Ditadura da ignorância envolve e apequena as Forças Armadas

Em artigo duro, Tabata Amaral diz que os militares são "cúmplices" da "ditadura da ignorância" imposta por Jair Bolsonaro. "As gerações futuras não perdoarão quem se omitir neste momento, seja por covardia, seja por vaidade"

Tabata Amaral (Foto: Reprodução/Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

Fora de seu habitual tom, quase sempre conciliador, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) criticou duramente a postura dos militares em artigo nesta segunda-feira (18) na Folha de S.Paulo e afirmou que as Forças Armadas são "cúmplices" da "ditadura da ignorância" imposta por Jair Bolsonaro.

"Milhares de pessoas morrerão do vírus e outras ainda de fome e, entre os cúmplices dessa tragédia, estarão não só aqueles que, em troca de cargos, decidiram fechar os olhos ao que está acontecendo, mas também os militares, pois a ditadura da ignorância vem envolvendo e apequenando também as Forças Armadas', escreve Tabata.

No texto, intitulado "Quem pode parar Bolsonaro", diz que Bolsonaro é refém da sua própria ignorância e se mostra incapaz de conduzir o país diante da pior crise da nossa geração. "E não se enganem, a ignorância é tão corrosiva e prejudicial quanto a corrupção, a incompetência e a má fé".

Citando as negociatas com Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, e políticos do centrão, Tabata diz que Bolsonaro "desidrata ministros quando eles insistem em seguir consensos científicos ou ferem a vaidade do presidente e age como se o Estado brasileiro fosse a sua casa".

A pedetista diz ainda que faz coro ao deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que em artigo neste sábado (16) fez um apelo às Forças Armadas.

"Eu faço coro à sua fala e espero que todo cidadão e político do campo democrático o façam também. As gerações futuras não perdoarão quem se omitir neste momento, seja por covardia, seja por vaidade".