Tabata Amaral: Partidos são uma barreira para a renovação da democracia

Criticada por votar a favor da reforma da Previdência, deputada que integra a bancada do bilionário Jorge Paulo Lemann diz não seguir "cartilha de partido"

Tabata Amaral (Foto: Reprodução/Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) criticou os partidos políticos e disse que sua postura na Câmara é "independente" e que não vê problema em sair do PDT. Tabata foi muito criticada por votar a favor da reforma da Previdência, já que contrariou as recomendações da própria legenda.

"Agora, ninguém tem coragem de falar que os partidos são uma barreira para a renovação da democracia. Hoje, o dono do partido, porque são donos, não líderes partidários, diz como é que gasta 100% daquele dinheiro do fundo eleitoral, que é público", disse a deputada, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Em outro trecho da entrevista, Tabata diz que "entro na política de um jeito diferente" e que, por isso, alega ser independente. "Não sigo cartilha de partido, de uma corrente, porque não faz sentido para mim. Eu entrei na política de uma forma diferente, não fui formada em movimentos estudantis, em partidos. Tive a vida transformada pela educação", conta.

"Minha postura na Câmara é independente, vou ser uma aliada quando achar que as pessoas estão corretas", continuou.

Sobre os atritos que criou com o próprio partido, Tabata é indiferente. "Se sair desse partido, do PDT, vou para outro", diz a deputada.