Tarso Genro corrige manchete da Folha sobre acesso de negros à faculdade durante governos petistas

Título do jornal dizia que "década" colocou negros no ensino superior. "Os petistas que construíram esta revolução", afirma

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente nacional do PT, Tarso Genro, foi às redes sociais nesta terça-feira (22) para corrigir uma manchete do jornal Folha de S.Paulo sobre o acesso de pessoas negras às universidades.

O título da reportagem dizia que "década colocou os negros na faculdade, e não (só) para fazer faxina". Sem citar os governos petistas da época, o texto afirma que a década de 2010 a 2020 foi marcada pela "conquista do direito dos negros ao conhecimento pelo acesso ao ensino superior".

Tarso então reivindicou os créditos ao PT por políticas públicas que possibilitaram este cenário.

"Lula, eu, Haddad, Paim, Mercadante e os (as) petistas de todas as galáxias, que construímos esta revolução, agradecemos a manchete da Folha", comentou Tarso. "Só que 'década' não é sujeito. Vocês já viram 'década' fazendo alguma coisa? Nela transcorre alguma coisa que alguém faz. Ou não?", questionou.

https://twitter.com/tarsogenro/status/1341338063490981891

Parte dos internautas criticaram o comentário de Tarso Genro por não citar o protagonismo dos movimentos sociais, em especial do movimento negro, na luta pelo direito à educação.

"Décadas de movimentos negros nesse país pressionaram o congresso, sociedade e o governo de vcs", comentou o historiador Diony Mattos. "Isso é vitória e luta do movimento negro organizado", afirmou a jornalista Mariana Belmont.