Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de janeiro de 2018, 08h03

Tarso Genro: “Só Lula pode aglutinar a esquerda e chegar ao segundo turno”

“Lula tem a obrigação de submeter-se à soberania popular e contestar as acusações que lhe são feitas, que compartilham, na verdade, de um processo de liquidação política de todo o reformismo de esquerda e centro esquerda”, diz o ex-governador gaúcho.

“Lula tem a obrigação de submeter-se à soberania popular e contestar as acusações que lhe são feitas, que compartilham, na verdade, de um processo de liquidação política de todo o reformismo de esquerda e centro esquerda”, diz o ex-governador gaúcho.

Da Redação*

O ex-governador gaúcho, Tarso Genro, avalia que o ex-presidente Lula deve ser candidato e diz que só ele tem capacidade de aglutinar a esquerda e chegar ao segundo turno. Genro concedeu entrevista ao jornalista Leandro Prazeres, do UOL. “Sim, deve ser candidato. [Lula] tem a obrigação de submeter-se à soberania popular e contestar as acusações que lhe são feitas, que compartilham, na verdade, de um processo de liquidação política de todo o reformismo de esquerda e centro esquerda, que começará a vingar no país”, diz ele. “Assim como o presidente Lula tem a obrigação e o dever de responder, no devido processo legal, às acusações que lhe são feitas pelo Ministério Público, ele, como liderança maior que é do campo popular, deve ter o direito de submeter-se ao crivo eleitoral, de onde emana, constitucionalmente, todo o poder”.

Veja também:  Se Bolsonaro odeia tanto o comunismo, então sejamos comunistas!

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Ele afirma ainda que a união das esquerdas ocorrerá no segundo turno. “Na minha opinião, nas circunstâncias atuais, esta frente ‘ampla’ só se formará num segundo turno. Se ela puder ser formada no período atual, e Lula é o único que poderá chegar lá [segundo turno], com capacidade de aglutinar pela esquerda, logo, ele não impede esta frente, mas a viabiliza”, afirma.

Tarso também se referiu ao deputado Jair Bolsonaro, em segundo lugar nas pesquisas. “Bolsonaro é um fascista tradicional, com pouco talento e muita violência na linguagem. Lida somente com o ódio, não com categorias políticas assimiláveis na democracia”.

*Com informações do UOL e do Brasil 247

Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum