Contra Doria, Tasso Jereissati abre mão de prévias do PSDB e vai apoiar Eduardo Leite

Senador pelo estado do Ceará, que encontrou Lula em agosto, deve fazer anúncio oficial na terça-feira (28)

Tasso Jereissati e Eduardo Leite (Reprodução/Twitter Tasso Jereissati)
Escrito en POLÍTICA el

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) desistiu de concorrer às prévias do PSDB para ser o candidato do partido ao Palácio do Planalto em 2022. As informações são da jornalista Eliane Cantanhêde, em sua coluna no Estadão.

Jereissati, em agosto, já havia sinalizado que desistiria de se candidatar às prévias para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, contra o governador de São Paulo, João Doria, que também participará das eleições internas do partido para concorrer à presidência.

"Tenho uma afinidade muito grande com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e com o Arthur Virgílio, do Amazonas. Estamos fazendo um esforço muito grande para termos uma candidatura só nas prévias que possa competir com o Doria", disse na ocasião.

Naquele mesmo mês, o senador havia se reunido com o ex-presidente Lula (PT) no Ceará. O petista também deve ser candidato à presidência.

"Diálogo importante com o senador Tasso Jeterissati hoje em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país têm a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil", afirmou Lula à época.

Jereissati, por sua vez, disse que "se não tivermos a capacidade de dialogar com todas as correntes de pensamento, da esquerda à direita, da região Sul ao Norte, vamos ficar parados vendo essa decadência".

O anúncio oficial de Jereissati sobre a desistência das prévias e apoio a Eduardo Leite deve ser feito, segundo o Estadão, nesta terça-feira (28).

As prévias tucanas serão realizadas em novembro.

FHC apoia Doria

Em agosto, um dos principais caciques do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que apoiará João Doria na disputa interna do partido sobre seu candidato à presidência.

"Qual é o x da política? É a capacidade de juntar. Quem junta mais? É o Doria neste momento. Por que? Não só porque é São Paulo e São Paulo tem força. É porque ele é Brasil. E nós precisamos, pelo bem do Brasil, ver o exemplo de São Paulo. Não é como exemplo que os outros não podem seguir. Todos são. Todos tentam. E vão ser", declarou na ocasião.

"O Doria representa o Brasil do futuro. O governo de SP foi a maior vitória do PSDB. E nós temos mostrado que somos capazes de governar e de fazer coisas. E não é só de falar. Falar é mais fácil", afirmou ainda.

Eduardo Leite, por sua vez, se mostrou chateado com a decisão do ex-presidente.

"O presidente Fernando Henrique é muito bom, mas não é infalível. Já havia se equivocado ao declarar voto em Lula. Tem o seu voto igual como qualquer militante do PSDB e está no seu direito de escolher o seu candidato e de se equivocar quantas vezes quiser", disse o governador gaúcho.