#Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de agosto de 2018, 15h54

TCM suspende privatização do Pacaembu

A privatização do Pacaembu não é a primeira a dar problemas à gestão tucana. Projeto é o grande trunfo da campanha de Doria

Estádio do Pacaembu em São Paulo. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Acaba de entrar água no que seria um grande trunfo da candidatura de João Doria (PSDB) ao governo do estado. O Tribunal de Contas do Município de São Paulo suspendeu a concessão do complexo do Pacaembu. Os envelopes seriam abertos nesta quinta-feira (16) e a empresa vencedora revelada.

A entrega do Pacaembu seria a primeira de uma série de privatizações iniciadas por Doria e tocadas por Bruno Covas (PSDB). A suspensão da concessão pelo tribunal não tem prazo definido para ser concluída, o que significa que pode ficar para apenas depois das eleições.​

A privatização do Pacaembu não é a primeira a dar problemas à gestão tucana. O projeto de concessão dos cemitérios foi barrado por sete meses, em sua fase inicial, entre 2017 e 2018. A privatização do Anhembi e o projeto de revitalização de pontes das marginais também foram alvos de questionamentos dos conselheiros do órgão.

Em junho, a poucos dias do anúncio das empresas vencedoras da licitação de ônibus na cidade, o conselheiro Edson Simões decidiu suspender o processo.

Já no caso dos parques, o governador Márcio França (PSB), rival de Doria nas eleições, negou em julho a cessão de áreas do Ibirapuera que pertencem ao estado, alegando não ter sido consultado.

No começo do mês, a Justiça decidiu que os prédios do Anhembi não podem ser demolidos, o que não impede a privatização diretamente, mas pode inviabilizá-la —dificilmente haveria interessados nessas condições.

Leia mais na Folha

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum