Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de fevereiro de 2020, 15h45

TCU pode investigar encontros de Bolsonaro com líderes evangélicos

Subprocurador do TCU acredita que o presidente pode estar ferindo o princípio de laicidade do Estado ao privilegiar eventos de cunho religioso com pastores evangélicos em sua agenda

Crivella e Bolsonaro ao som de R.R. Soares em evento no Rio (Reprodução)

A agenda do presidente Jair Bolsonaro com lideranças evangélicas é alvo de pedido de investigação protocolado pelo subprocurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, por supostamente estar ferindo o princípio do Estado Laico.

Segundo o portal Buzfeed News Brasil, a ação foi aberta na tarde desta terça-feira (18) e questiona a prioridade dada a evangélicos em “agenda e políticas públicas em prejuízo aos aspectos técnicos que devem conduzir as decisões”.

Furtado quer que o TCU investigue se tais decisões ferem o princípio da laicidade e fere “direitos individuais daqueles que não comungam das mesmas crenças religiosas”.

Segundo levantamento do jornal Extra publicado no último domingo, em 2019 o presidente teve 40 compromissos oficiais com evangélicos. Destes, 23 foram no Planalto.

No sábado, o presidente participou do evento “Ano da Unção Dobrada”, em comemoração dos 40 anos da Igreja Internacional da Graça, administrada pelo “missionário” R.R. Soares. Na ocasião ele chegou a abraçar o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e fazer a dancinha “da volta da vitória”.

Outro que marcou presença no evento foi o juiz federal Marcelo Bretas, o que levantou questionamentos por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Não apenas participou de evento de natureza política — festa evangélica na praia e inauguração de obra pública —, em manifesta afronta à vedação constitucional, como acompanhou a comitiva presidencial desde a chegada na cidade do Rio de Janeiro, publicando, ainda, postagens com manifestação de apreço em redes sociais” , diz a entidade em petição.

Mais informações em instantes

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum