TCU quer lista de compras da Lava Jato de aparelhos de interceptação

O ministro Bruno Dantas mandou investigar compra de todos os equipamentos para gravação de ramais internos e interceptação telefônica que podem ter sido usados para grampos ilegais

Deltan Dallagnol - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal de Contas da União (TCU) quer saber se a força-tarefa da Operação Lava Jato adquiriu e usou aparelhos de interceptação telefônica que depois desapareceram. Os aparelhos teriam sido usados em grampos ilegais.

O relator do caso no tribunal, ministro Bruno Dantas, mandou investigar não só se a força-tarefa adquiriu aparelhos de interceptação, mas todos os equipamentos que já foram comprados pelo órgão nos últimos anos, em todo o Brasil, para a gravação de ramais internos ou de interceptações telefônicas.

O procurador Lucas Furtado? pediu a investigação sobre os critérios de distribuição de processos da força-tarefa do Paraná. Neste caso, Dantas recusou e arquivou o pedido.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) listou sete razões para formalizar pedido de investigação contra os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Entre elas está a suspeita de que equipamentos de interceptação foram usados de forma clandestina e também o uso de nomes camuflados de autoridades em processos.

Operação atrasada

Em nota sobre a operação “revoada” e a denúncia contra o senador José Serra e a filha dele, Verônica, a operação Lava Jato afirmou que a ação “reafirma seu compromisso com um trabalho técnico, isento e sereno”.

Pressionada, a Lava Jato expõe pela primeira vez o braço político da investigação em São Paulo, estado governado há décadas pelo PSDB.

Leia também: José Serra e filha são denunciados por lavagem de dinheiro internacional e viram alvos de ação da PF

Acuada em meio à troca de acusações com a Procuradoria-Geral da República, que quer extinguir a força-tarefa, e diante de denúncias de compartilhamento de dados com o FBI, a Lava Jato diz na nota que vive “um momento de incertezas”.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo