TCU quer que empresa revele quanto pagou a Moro após se lançar a política

Ministro Bruno Dantas apura também se a Alvarez & Marsal se beneficiou ao se envolver na recuperação da Odebretch e de outras organizações investigadas pelo ex-juiz

Ex-juiz Sergio Moro. (Foto: Fotos Públicas)
Escrito en POLÍTICA el

Dono de um discurso incessante em defesa da corrupção, o ex-juiz e agora candidato à Presidência Sergio Moro (Podemos) pode ter acarretado prejuízos aos cofres públicos ao ter saído da empresa Alvarez & Marsal para se lançar à política.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na "Folha de S. Paulo", o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, determinou que a companhia revele quanto pagou a Moro depois que ele deixou a empresa, em outubro, para participar da corrida eleitoral de 2022.

Além disso, solicitou os contratos da Alvarez & Marsal em ordem cronológica, para saber a evolução dos negócios da companhia no Brasil desde a Lava Jato.

O ministro quer saber se a empresa foi beneficiada ao se envolver na recuperação da Odebrecht e de outras organizações investigadas por Moro, já que, conforme dito em despacho anterior, atos de Moro "naturalmente" contribuíram para a queda da empreiteira.

Ao justificar o pedido de investigação, o subprocurador-geral Lucas Furtado afirmou ser necessário apurar os prejuízos ocasionados aos cofres públicos por "operações supostamente ilegais" de integrantes da Lava Jato e de Moro "mediante práticas ilegítimas de revolving door", ou "porta giratória" - quando servidores públicos assumem postos como lobistas ou consultores na área de sua atividade anterior no serviço público.

Temas

TCU