TCU vai investigar voos da FAB no governo Bolsonaro

Tribunal acatou pedido do deputado Gustavo Fruet (PDT), que não recebeu respostas satisfatórias do Ministério da Defesa

(Foto: Tereza Sobeira/ Ministério da Defesa)
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu abrir investigação com base em denúncia feita pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) sobre o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por membros do governo Bolsonaro.

Segundo informações da jornalista Marina Oliveira, do Congresso em Foco, Fruet acionou o TCU após ter pedidos de informação sem respostas claras sobre o tema. O parlamentar afimou que é "praticamente impossível ter clareza nas respostas" do Executivo.

Fruet havia solicitado ao Ministério da Defesa informações sobre o uso de aviões da FAB para o transporte de servidores públicos entre janeiro de 2019 a maio de 2021. O chefe da pasta, Walter Braga Netto, disse que não tem esse registro e indicou um link para o parlamentar pesquisar. O deputado afirma que nesse link não há informações sobre os passageiros.

"É preciso saber quem embarcou para a Índia, por exemplo. Nesses eventos político-partidários do presidente, quem são as pessoas que foram? É uma questão básica", declarou Fruet ao Congresso em Foco.

O TCU também decidiu abrir investigação solicitada pelo deputado referente à propaganda da Secom sobre a compra de 562 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. A informação gerou controvérsias em razão de declarações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Fruet afirma que pode ter havido propaganda enganosa.