Teich comete gafe ao rebater Lula: “Iniciei carreira há 39 anos no SUS”; sistema foi criado em 1988

Lula disse que Nelson Teich, que abandonou há mais de 3 décadas a profissão de médico e passou a se identificar como "economista da saúde", só entrou em hospital pra vender plano

Depois de abandonar há mais de 3 décadas a profissão de médico e passar a se identificar como “economista da saúde”, Nelson Teich protagonizou uma gafe ao rebater nas redes sociais o ex-presidente Lula, que disse nesta terça-feira (5) que o ministro da Saúde de Jair Bolsonaro “só entrou em hospital para vender plano“.

Vídeo: Nelson Teich, ministro da Saúde, se enrola para colocar máscaras de proteção

“Como o senhor deve saber @LulaOficial, um dos pontos mais graves da Covid-19 é a propagação da desinformação. Iniciei minha carreira há 39 anos no SUS”, tuitou Teich.

No entanto, O ministro foi lembrado pelo seguidor Walter Arato Bastos que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado apenas em 1988, definido pela Constituição Federal, em seu artigo 196. Ou seja, o SUS existe há 32 anos.

Diante do alerta, Teich voltou à rede por volta da 1h20 desta quarta-feira (6) por propagar a desinformação. “Obrigado pela observação. Quis dizer Sistema Público de Saúde de 1981, que evoluiu para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988”, afirmou.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.