Telefonema de André Mendonça sobre sabatina no Senado irrita Lewandowski

Ministro do STF foi sorteado relator do mandado de segurança apresentado por senadores para que a Corte obrigue Alcolumbre a pautar sabatina de Mendonça na CCJ

Foto: Montagem/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski se irritou com um telefonema que recebeu há cerca de duas semanas do ex-advogado-geral da União André Mendonça.

A ligação ocorreu quando Lewandowski foi sorteado relator do mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-RS) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) para que o STF obrigue o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) a pautar a sabatina de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O telefonema de Mendonça soou como uma espécie de pressão para que Lewandowski acatasse o pedido dos parlamentares para que o STF intervenha no tema. O descontentamento do ministrou chegou, inclusive, aos ouvidos de Alcolumbre, por meio de interlocutores, de acordo com a coluna de Bela Megale, no Globo.

Alcolumbre já avisou que não marcará a data para análise do nome do indicado de Bolsonaro ao STF enquanto a corte não se posicionar sobre a questão.

Lewandowski, por sua vez, tende a considerar que o tema é assunto interno do Senado e não deve marcar a sabatina.