Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de outubro de 2019, 18h46

Temer recebe autorização da Justiça para viajar à Inglaterra e dar palestras

Apesar de ter sido preso duas vezes este ano pela Lava Jato do Rio de Janeiro, TRF-2 decidiu que ele poderá viajar para fora do país a convite da Oxford Union

Foto Lula Marques/Agência PT

Preso duas vezes este ano pela Lava Jato do Rio de Janeiro, na Operação Descontaminação, Michel Temer poderá viajar à Inglaterra, entre os dias 13 e 18 de outubro, para proferir palestras na Oxford Union (sociedade que promove debates).

O benefício foi concedido, por 2 votos a 1, nesta quarta-feira (9), pela 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Após ter sido solto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em maio, Temer havia sido proibido de deixar o país, tendo inclusive, o passaporte retido.

Votaram pela autorização da viagem os desembargadores Ivan Athié (relator) e Paulo Espírito Santo; Abel Gomes foi contra.

Temer é réu em duas ações penais na Justiça Federal do Rio, nas quais é acusado de ser o líder de uma organização criminosa. De acordo com as apurações, teria negociado R$ 18 milhões em propinas nas obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear.

O Ministério Público Federal afirma que propinas ao grupo de Temer somaram, ao longo de 20 anos, R$ 1,8 bilhão.

Convite

Para obter a liberação, os advogados de Temer anexaram ao processo o convite do presidente da Oxford Union.

Conforme o convite, “como ex-presidente do Brasil, seria um privilégio discutir com Temer sua extensa carreira na política, bem como as recentes crises econômicas e constitucionais no Brasil”.

A mensagem diz, ainda, que “sua carreira acadêmica também é intrigante, assim como o seu trabalho sobre o direito constitucional brasileiro, e ouvir você possivelmente falar sobre essas questões seria de valor incomensurável para nossos membros”.

O texto do convite acrescenta: “Seria uma honra pessoal receber um líder mundial de sua distinção na Oxford Union, e espero que você tenha uma visita estimulante e agradável à mais prestigiosa sociedade de debates do mundo”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum