Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de abril de 2018, 09h27

Temer vai ao rádio e à TV para se comparar a Tiradentes

Temer fez um pronunciamento em cadeia nacional sugerindo que é tão injustiçado como Tiradentes, que foi "acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente". "A ele está reservado o lixo da história", criticou Boulos

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento em rede nacional, na noite desta sexta-feira (20), em que se compara ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo dia é comemorado neste sábado (21).

Em sua fala, Temer defendeu o governo e usou o exemplo mártir de Minas Gerais para minimizar as críticas, acusações e sua baixa popularidade. Pesquisas recentes apontam que o emedebista, alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e citado em inúmeros esquemas de corrupção, tem apenas 4% da aprovação dos brasileiros.

“Que nesse 21 de abril, lembremos que Tiradentes foi acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente. Ao final, a história lhe deu a vitória maior. Seu exemplo de luta é exemplo para todos nós que trabalhamos para trazer mais conquistas ao Brasil”, afirmou.

Apesar da comparação, a biografia de Temer o aproxima muito mais de Joaquim Silvério dos Reis, aquele que traiu Tiradentes e o levou à morte. Tal como Silvério dos Reis, o político traiu a ex-presidenta Dilma Rousseff ao articular com atuais membros de seu governo um golpe parlamentar que culminou no impeachment da petista.

No mesmo pronunciamento, Temer ainda falou em “respeito à Constituição”.

“Somos livres e vivemos em um Estado democrático de direito, onde deve haver o respeito mútuo, o respeito às leis e, principalmente, o respeito à Constituição Federal. Desrespeitá-la é criar insegurança e instabilidade entre pessoas e instituições”.

Alguns políticos reagiram ao pronunciamento, entre eles os pré-candidatos à Presidência, Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB).

“O golpista afronta o povo brasileiro ao falar de respeito à Constituição. Traiu uma líder eleita e insulta a memória de Tiradentes ao se comparar ao mártir da Independência. Temer é como Joaquim Silvério dos Reis, um traidor da nação, e a ele está reservado o lixo da história”, tuitou Boulos.

“Eu soube que hoje à noite o golpista do Temer fez um discurso se comparando a Tiradentes. Eu acho que ele assistiu nossa live no nosso ato na segunda-feira, em São Paulo, quando cito Tiradentes. Sendo que ele é da turma do Silvério dos Reis, da turma entreguista”, disse Manuela.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum