Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ do Senado e segue para plenário

A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja levada, já na tarde desta terça, para votação em primeiro turno no plenário da Casa

O relator Tasso Jereissati - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el
A reforma da Previdência deu mais um passo no Congresso. O relatório proposto pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (1), por 17 votos a 9. A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja levada, já na tarde desta terça, para votação em primeiro turno no plenário do Senado.

Jereissati defende que eventuais mudanças na proposta, como a inclusão de estados e municípios no regime previdenciário, sejam tratadas por intermédio de uma PEC paralela, que já está em tramitação no Senado.

A medida evitaria que o texto voltasse para a Câmara dos Deputados uma vez que, pelo regimento interno, toda alteração no texto original exigiria uma nova análise dos deputados.

Segundo turno Segundo Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo na Casa, a previsão de votação em segundo turno está mantida para o dia 10 de outubro. “Mas é preciso conversar muito com as lideranças. A gente sai daqui dessa reunião com muitas solicitações de superações de questões que foram apresentadas aqui por diversos líderes”.

Na avaliação do senador Major Olímpio (PSL-SP), líder do partido, a votação em segundo turno na data prevista “não está de pé”.

“Agora a água passou do umbigo, porque não foi com ameaça, foi uma alerta da maioria dos senadores dizendo: nós vamos votar hoje pelo Brasil, mas, se não acontecer compromissos assumidos pelo governo, não haverá a votação no dia 10”, afirmou.