Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de outubro de 2019, 16h25

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ do Senado e segue para plenário

A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja levada, já na tarde desta terça, para votação em primeiro turno no plenário da Casa

O relator Tasso Jereissati - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A reforma da Previdência deu mais um passo no Congresso. O relatório proposto pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (1), por 17 votos a 9.

A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja levada, já na tarde desta terça, para votação em primeiro turno no plenário do Senado.

Jereissati defende que eventuais mudanças na proposta, como a inclusão de estados e municípios no regime previdenciário, sejam tratadas por intermédio de uma PEC paralela, que já está em tramitação no Senado.

A medida evitaria que o texto voltasse para a Câmara dos Deputados uma vez que, pelo regimento interno, toda alteração no texto original exigiria uma nova análise dos deputados.

Segundo turno

Segundo Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo na Casa, a previsão de votação em segundo turno está mantida para o dia 10 de outubro. “Mas é preciso conversar muito com as lideranças. A gente sai daqui dessa reunião com muitas solicitações de superações de questões que foram apresentadas aqui por diversos líderes”.

Na avaliação do senador Major Olímpio (PSL-SP), líder do partido, a votação em segundo turno na data prevista “não está de pé”.

“Agora a água passou do umbigo, porque não foi com ameaça, foi uma alerta da maioria dos senadores dizendo: nós vamos votar hoje pelo Brasil, mas, se não acontecer compromissos assumidos pelo governo, não haverá a votação no dia 10”, afirmou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum