Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de novembro de 2019, 09h29

The Guardian: “A energia e paixão de Lula pela política permanecem surpreendentes”

Reportagem do jornal britânico também reforçou críticas a Bolsonaro e disse que o atual presidente brasileiro possui ligação com milícias envolvidas no assassinato de Marielle Franco

Lula livre (Foto: Gibran Mendes/Brasil de Fato)

Em sua primeira entrevista à imprensa estrangeira desde que saiu da prisão em Curitiba, o ex-presidente Lula afirmou ao jornal britânico The Guardian que o Brasil está em constante retrocesso sob o governo de Jair Bolsonaro, e que sua missão no momento é “batalhar pela democracia”. O jornal também observou que, após quarenta anos das primeiras greves dos metalúrgicos no ABC paulista durante a ditadura militar, lideradas pelo ex-presidente, “a energia e a paixão de Lula pela política permanecem surpreendentes”.

“Bolsonaro já deixou claro o que ele quer para o Brasil: ele quer destruir todas as conquistas democráticas e sociais das últimas décadas”, disse Lula ao Guardian. “Vamos torcer para que Bolsonaro não destrua o Brasil. Vamos torcer para que ele faça algo de bom pelo país… mas duvido disso”, continuou.

O jornal também reforçou que Bolsonaro é um “defensor franco” da ditadura militar e um admirador de Augusto Pinochet, ex-ditador chileno, além de outros líderes autoritários modernos, como Viktor Orbán, da Hungria. Ainda, mencionou a ligação do presidente brasileiro com milicianos envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco.

“A imagem do Brasil é negativa no momento. Temos um presidente que não governa, que está discutindo notícias falsas vinte e quatro horas por dia”, disse Lula. “O Brasil precisa ter um papel no cenário internacional”, concluiu.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum