Toffoli "lava as mãos" e diz que suspensão de desfile militar cabe ao STJ

Toffoli determinou, então, que o processo fosse enviado ao STJ. No entanto, até o momento, o caso não entrou na pauta. O desfile acontece às 8h30

Jair Bolsoanro e Dias Toffoli (Foto: Marcos Côrrea/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Sem analisar o mérito, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido protocolado pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade para suspender o desfile militar que acontece nesta terça-feira (10) na Praça dos Três Poderes.

Leia também: Bolsonaro deu ordem para desfile militar após Lira anunciar voto impresso no plenário

Toffoli afirmou que a questão foi rejeitada por questões processuais. Como o caso envolve a Marinha, no entender do Ministro caberia ao Superior Tribunal de Justiça, e não ao Supremo, analisar o pedido.

“Conquanto os impetrantes tenham apontado como autoridade coatora o Presidente da República Federativa do Brasil, os fatos noticiados na inicial do writ dizem respeito a ato emanado da Marinha do Brasil, conforme nota acostada aos autos. É do Superior Tribunal de Justiça a competência para processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança ‘contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal", afirmou o ministro.

Toffoli determinou, então, que o processo fosse enviado ao STJ. No entanto, até o momento, o caso não entrou na pauta. O desfile acontece às 8h30 desta terça-feira.