Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de março de 2019, 09h54

Toffoli mira Dallagnol em inquérito do STF contra fake news

O inquérito vai correr sob sigilo e será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, parece que irritou, pelo menos, boa parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O inquérito aberto pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, para apurar fake news e ameaças contra os magistrados tem um alvo central: Dallagnol, de acordo com informações de Lauro Jardim, em O Globo.

Toffoli anunciou no início da sessão do STF do dia 14 de março que havia decidido instaurar um inquérito criminal para “apurar a existência de notícias falsas, denunciações caluniosas e ameaças e crimes contra a honra que envolvem os ministros da Corte e familiares deles”.

O inquérito vai correr sob sigilo e será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que já foi ministro da Justiça, secretário de Segurança Pública de São Paulo e promotor.

Sem detalhes

A portaria de abertura de inquérito, lida pelo presidente do STF, não oferece mais detalhes a respeito de quais fatos ou supostos crimes cometidos contra os magistrados e parentes serão objeto de investigação.

Toffoli ressaltou, ainda, que não existe democracia sem Judiciário e sem imprensa livres e que não há Suprema Corte no mundo que produza tanto quanto a brasileira.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum