Toffoli proíbe Lava Jato de entrar no gabinete de Serra no Senado

Ministro alega que diligência não tem relação com a investigação

Dias Toffoli - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu liminar suspendendo a busca e apreensão determinada pela primeira instância no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP).

Toffoli diz que, inicialmente, a decisão da 1ª Vara Eleitoral de São Paulo “pode conduzir à apreensão de documentos relacionados ao desempenho da atividade parlamentar do Senador da República, que não guardam identidade com o objeto da investigação”.

“Sem prejuízo de reanálise pelo eminente Relator, defiro a liminar para suspender a ordem judicial de busca e apreensão proferida em 21 de julho de 2020 pelo Juiz Marcelo Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, nas dependências do Senado Federal, mais especificamente no gabinete do Senador José Serra”, decidiu.

Grupo de elite da PF

Cerca de 10 equipes da Polícia Federal (PF), incluindo agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) – a elite da corporação – estão nas ruas de São Paulo nesta terça-feira (21) cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão ordenados pela Operação Lava Jato.

Segundo informações da GloboNews, as investigações miram crimes eleitorais praticados pelo ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em sua campanha de 2014 ao Senado. Ele é acusado de receber doações eleitorais não contabilizadas que totalizam R$ 5 milhões.