Toffoli relativiza a democracia: "não é um dado da natureza humana"

Ao tentar responder se a democracia está em risco, o presidente do STF tergiversou, fugiu da pergunta e chegou a citar Claude Lévis-Strauss

Dias Toffoli - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Ao ser perguntado, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (11), se a democracia está em risco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, relativizou a resposta e disse que a democracia “não é um dado da cultura humana”.

O presidente do Supremo deu uma volta grade para escapar do confronto:

“Primeiro nós temos que lembrar que a democracia não é um dado na natureza. Aquilo que é um dado da natureza, ela existe. O sol é um dado da natureza, a terra, é um dado da natureza, a água. A democracia é fruto da cultura humana. Tudo que é fruto da cultura humana foi criado pelo homem e ela foi criada pelo homem e é fruto da cultura. Existem coisas que são frutos da cultura humana que são consideradas coisas naturais”, afirmou.

Toffoli chegou a citar o antropólogo belga Claude Lévis-Strauss: “A família é fruto da cultura humana e em todas as sociedades existem famílias. O casamento, o Claude Lévis-Strauss fala, ele é fruto da cultura humana, mas não existe casamento igual em todas as sociedades. Existem sociedades do passado que não têm casamento. Mas, a democracia, a democracia é fruto da cultura humana, ela não é da natureza e ela não é natural em toda a sociedade humana, ou seja, ela tem que ser defendida permanentemente”.

Ao final, o magistrado lembrou “o que está em jogo hoje não é a democracia em si. É a democracia representativa. Hoje nós temos que pensar que está tendo uma uberização da política. As pessoas querem fazer política diretamente. E é isso que está ocorrendo, nessa uberização as pessoas querem o serviço na hora”, encerrou.

https://twitter.com/rodaviva/status/1260022247244193801?s=19