Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de agosto de 2018, 08h21

Toffoli se encontra com Maia e Eunício para negociar aumento a juízes, diz a Folha

Futuro presidente do STF garantiu que se o Congresso aprovar o aumento, o auxílio-moradia será extinto pela corte

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A coluna Painel, da Folha, informa que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que assume a corte em setembro, foi jantar na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No encontro também estava o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Na conversa com Maia e Eunício, Toffoli falou da proposta de reajuste de 16,38% para juízes aprovada pelo Supremo na semana passada. Assegurou que, se o Congresso aprovar o aumento, o auxílio-moradia será extinto pela corte.

A intenção do encontro, no entanto, foi promover maior interação entre os três poderes. Ainda conforme a nota, Toffoli é reconhecido pelos pares como um ministro mais jeitoso do que Cármen Lúcia para tratar com outras autoridades. Em momentos de crise, a atual presidente do STF sempre evitou contato direto com Michel Temer, por exemplo.

Segundo informações, Toffoli defendeu que as instituições interajam de maneira independente, mas harmônica e que os chefes das três casas tenham encontros periódicos.

Toffoli também se aproximou de Michel Temer. Ele telefonou para o emedebista e disse que fazia questão da presença dele em sua posse, além de também mencionar a possibilidade de encontros mensais entre os chefes dos Poderes.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum