Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de dezembro de 2019, 19h13

Toffoli suspende redução do DPVAT para 2020

A decisão de Toffoli se deu em cima de reclamação da Seguradora Líder, responsável pela administração do Dpvat, que tem como sócio o presidente do PSL, Luciano Bivar

O ministro do STF, Dias Toffoli (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu a proposta de redução dos valores do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). A decisão, tomada nesta terça-feira (31), suspende os valores que entrariam em vigor na próxima quarta-feira (1º).

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou a proposta da Superintendência de Seguros Provados (Susep) na semana passada. Os novos valores implicavam redução de 67,7% para carros e de 85,4% para motos no Dpvat de 2020. A quantia a ser paga seria de R$ 5,23 e R$ 12,30, respectivamente. Os valores para as outras categorias também seriam reduzidos. Jair Bolsonaro queria suspender o pagamento do tributo, como retaliação ao PSL.

A decisão de Toffoli é fruto da reclamação da Seguradora Líder, responsável pela administração do Dpvat, que tem como sócio o presidente do PSL, Luciano Bivar. A empresa justificou que a proposta era uma maneira de burlar a decisão do STF que suspendeu a medida provisória que extinguia o seguro, já que os valores sugeridos seriam “irrisórios” e a arrecadação, insuficiente para manter os serviços.

Toffoli escreveu que a proposta a “esvazia a providência cautelar deferida por essa Suprema Corte nos autos da ADI nº 6.262/DF [medida que suspendia a extinção do seguro], razão pela qual compreendo ser o caso de sua suspensão”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags