Tortura Nunca Mais: Baleia Rossi se solidariza com ex-presidenta Dilma

“Não é sobre esquerda, centro ou direta. É sobre a dignidade humana, é disso que se trata”, postou o deputado e candidato à presidência da Câmara

Baleia Rossi - Foto: Gustavo Lima/Wikimedia Commons
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), escolhido como candidato à presidência da Câmara representando o bloco comandado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi às redes sociais para se solidarizar com Dilma Rousseff (PT). A ex-presidenta foi, mais uma vez, atacada por Jair Bolsonaro.

“Não é sobre esquerda, centro ou direta. É sobre a dignidade humana, é disso que se trata. Nossa solidariedade à ex-presidente Dilma Rousseff. Tortura nunca mais”, postou o parlamentar, em seu Twitter.

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também defendeu Dilma: “Bolsonaro não tem dimensão humana. Tortura é debochar da dor do outro. Falo isso porque sou filho de um ex-exilado e torturado pela ditadura. Minha solidariedade a ex-presidente Dilma. Tenho diferenças com a ex-presidente, mas tenho a dimensão do respeito e da dignidade humana”, tuitou.

Bolsonaro, além de ironizar, duvidou que a ex-presidenta, que ficou presa durante três anos, tenha sido torturada.

“Dizem que a Dilma foi torturada e fraturaram a mandíbula dela. Traz o raio X para a gente ver o calo ósseo. Olha que eu não sou médico, mas até hoje estou aguardando o raio X”, declarou o presidente, em encontro com apoiadores, na manhã desta segunda-feira (28).

Reações

A provocação teve reação imediata, inclusive da própria Dilma. Ela afirmou que o presidente é “um sociopata, que não se sensibiliza diante da dor de outros seres humanos, não merece a confiança do povo brasileiro”.

Outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), também se manifestou: “Minha solidariedade à ex Pr Dilma Rousseff. Brincar com a tortura dela - ou de qualquer pessoa - é inaceitável. Concorde-se ou não com as atitudes políticas das vítimas. Passa dos limites”.

O ex-ministro e ex-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), foi outro que usou o Twitter para rebater o presidente: “Bolsonaro ataca Dilma por ser frouxo, corrupto e incapaz. Enquanto ela defende suas convicções, ele vende o país ao estrangeiro e, por sua irresponsabilidade, quase 200 mil brasileiros já perderam suas vidas”.

https://twitter.com/Baleia_Rossi/status/1343894526964998144
https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1343907957109567488