TRE forma maioria pela inelegibilidade de Crivella

O prefeito do Rio, que pretende concorrer à reeleição, depende agora de recursos nos tribunais superiores para não se tornar inelegível

Marcelo Crivella, com Bolsonaro e Wilson Witzel (Reprodução )
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro formou maioria nesta segunda-feira (21) em favor de uma ação apresentada pelo PSOL que pede a inelegibilidade do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos). Crivella é candidato à reeleição. A votação será finalizada na quinta-feira (24) em razão de um pedido de vistas.

Segundo informações do jornalista Gabriel Barreira, do G1, a maioria dos desembargadores do TRE já votou a favor de ação que pede a inelegibilidade do prefeito em razão de um evento na Comlurb em que o filho do bispo, Marcelo Hodge Crivella, foi lançado como pré-candidato a deputado federal. Ele acabou não sendo eleito, mas também foi alvo da decisão.

“É patente que a utilização de bens móveis da Comlurb, bem como de funcionários em horário de expediente serviu aos interesses eleitorais dos candidatos investigados, a confirmar as imputações feita relativas a práticas de condutas vedadas por abuso de poder político”, disse o relator Cláudio Dell'Orto.

Dell'Orto defendeu a condenação por abuso de poder político e conduta vedada e aplicou multa máxima, de R$106 mil. Os desembargadores Guilherme Couto, Gustavo Teixeira, Ricardo Alberto Pereira e Cláudio Brandão acompanharam o relator. O desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pediu vistas do processo e disse que vai finalizar o voto na quinta.

O prefeito não perde o mandato e deve recorrer da inelegibilidade. Ele só é impedido de concorrer com o processo transitado em julgado. Crivella é o preferido do presidente Jair Bolsonaro na disputa pela Prefeitura do Rio.

Com informações do G1 e do Antagonista