Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de novembro de 2018, 16h37

TRF-4 mantém pena de Zé Dirceu em 8 anos e 10 meses na Lava Jato

Ex-ministro chegou a ser preso, mas, atualmente, responde em liberdade, sendo obrigado a usar tornozeleira eletrônica, por decisão do STF

Foto: Reprodução/YouTube

O ex-ministro Zé Dirceu teve sua pena mantida em 8 anos e 10 meses, em relação à segunda condenação na Operação Lava Jato. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nesta quarta-feira (28), de acordo com informações do G1.

A 8ª Turma havia reduzido a pena da primeira instância, que era de 11 anos e 3 meses, em julgamento que aconteceu em 26 de setembro. No entanto, a defesa recorreu. O pedido era anulação ou reforma da sentença.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Especificamente nesta ação, Dirceu responde por irregularidades em contrato para fornecimento de tubos para a Petrobras. Na primeira condenação, que investiga supostas irregularidades na diretoria de Serviços da Petrobras, o ex-ministro chegou a ser preso, porém, espera julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em liberdade, sendo obrigado a usar tornozeleira eletrônica, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a Petrobras, por decisão de seus dirigentes, teria pago, entre 2009 a 2012, vantagens indevidas e propinas de cerca de R$ 7.147.425,70 a Renato Duque e ao grupo político que o sustentava, dirigido por Dirceu.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum